Jogos Matemáticos
Contagem
Material Necessário:
- Conjunto de cartas com os números de 1 a 7,
- um dado,
- um copo/taça de papel,
- fichas para contagem.
Desenvolvimento:
- As crianças devem estar organizadas em pares.
- A 1ª criança a jogar tira uma carta do monte e coloca no copo o número de fichas indicado no cartão.
- O cartão com nº é colocada ao lado do copo para relembrar “quantos” lá estão.
- O 2º jogador lança o dado e coloca ao lado do copo, o nº de fichas correspondente ao nº de pintas do dado.
- Juntos têm que decidir quantas fichas há ao todo. Podem fazer os registros numa tabela como a que se segue.
Nota: Quem ainda tem dificuldade em contar a partir de, pode tirar as fichas do copo e contar todas.
Esta atividade deve ser feita durante algum tempo, até que a criança seja capaz de usar a estratégia de uma forma útil e significativa. Podem sempre ser usados números maiores.
Dentro do copo
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Fora do copo
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Ao todo
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Dez Colorido
Jogo adequado a crianças em fase de Educação Infantil e 1º ano
Objetivo: Trabalhar a contagem, a comparação de quantidades e correspondência, além da fixação de cores e da socialização.
Material Necessário: canudinhos de plástico de diversas cores e giz de cera das mesmas cores dos canudos.
Número de jogadores: Grupos de 5 crianças.
Desenvolvimento:
Os integrantes de cada grupo somarão esforços para vencer o jogo. Cada aluno deverá receber 10 canudinhos com cores misturadas aleatoriamente. Primeiro, o professor deve incentivar a contagem verbal, pedindo que cada um se certifique de que possui realmente 10 canudos. Feito isso o professor sorteia um giz de cera. Cada aluno vai então contar quantos canudinhos possui daquela mesma cor, devendo o grupo em seguida somar o total de seus canudos com cor idêntica ao do giz sorteado. Ganha o grupo que tiver a maior quantidade de canudinhos daquela cor.
Para ajudar na fixação das cores, pode-se usar no jogo canudinhos e giz com cores próximas, como por exemplo amarelo e alaranjado. As crianças devem fazer a classificação correta e, se houver dúvida, o professor pode levantar a discussão, nos grupos.
Para trabalhar a sociabilização, o professor pode pedir às crianças que coloquem os canudinhos da cor selecionada no meio da roda, junto com os dos colegas do grupo, trabalhando assim o sentimento de posse que as crianças demonstram fortemente nesta fase.
A etapa seguinte do jogo consiste na retomada, pelas crianças, dos canudinhos que haviam colocado no centro do círculo. Mais uma vez se manifesta o individualismo e o sentimento de posse. As crianças brigam para pegar o maior número possível de canudos e muitas vezes solicitam a intervenção do professor. Deve-se usar a Matemática como mediadora, estimulando-se a contagem até que todos constatem que têm cada um 10 canudinhos. Se um aluno juntar mais de 10, deve-se questioná-lo sobre o que fazer.
O jogo termina dando vez ao grupo que ainda não venceu.
Salute
Jogo adequado para crianças de 6 a 8 anos
Número de jogadores: Divida a turma em trios.
Material Necessário: 40 cartas (quatro de cada) de ás à dez.
Objetivos: auxiliar os alunos a perceberem a relação entre adição e subtração; realizarem cálculo mental e resolver problemas de adição e subtração.
Desenvolvimento:
As cartas são distribuídas entre dois dos três jogadores, que devem sentar-se frente a frente, com seus montes de cartas viradas para baixo. Ao mesmo tempo os dois retiram a carta de cima de seus montes dizendo: – Salute! e segurando-as perto de seus rostos, de modo que possam ver apenas a carta do adversário, mas não a própria. O terceiro jogador, nesse momento, anuncia a soma das cartas, e aqueles, entre os dois, que primeiro descobrir o correto valor de sua própria carta (subtraindo o total da carta de seu companheiro) leva o par para si. Ganha aquele que conseguir o maior número de cartas.
Como variação, o “Salute!” pode ser jogado com multiplicação a partir do 3º ano.
Jogo da tabuada
Objetivo: Fazer com que as crianças memorizem a tabuada do n.º3 (ou do n.º7) através de um jogo simples, divertido no qual é necessário muita atenção.
Grau de Dificuldade: conhecimentos simples de matemática
N.º de crianças: mínimo 2 (ideal: até 7 crianças)
N.º de adultos: neste jogo não há necessidade de adultos. Mas é necessário pelo menos uma criança que conheça bem matemática para esclarecer erros e acertos.
Regras/Funcionamento:
- As crianças que vão jogar devem sentar-se formando uma “roda” de modo que fique claro a ordem de participação de cada uma delas. Desta forma, se houver 5 crianças, todas devem saber a sua “posição”: criança 1, criança 2, criança 3, criança 4, criança 5.
- As crianças falarão em voz alta numa seqüência e após a criança 5, recomeçasse com a criança 1.
- Cada criança falará em voz alta um número ou a palavra mágica ZAP.
- Escolhe-se um número que será o ZAP daquela rodada. Exemplo n.º3
- Desta forma, se 3 é o ZAP, todos os números que são múltiplos de 3 ou cujo último algarismo é 3, não devem ser falados em voz alta e sim a palavra ZAP em seu lugar. Assim os n.º 3, 6, 9, 12, 13, 15, 18, 21, 23, 24, 27, 30,33, etc devem ser substituídos pela palavra ZAP.
- Todas as crianças devem saber bem esta regra e terem conhecimento da tabuada do n.º3.
- A criança n.º 1 deve iniciar a contagem falando “UM” em voz alta.
- A criança seguinte (n.º2) deve falar “DOIS” em voz alta.
- A próxima criança não deve falar “TRÊS” e sim a palavra ZAP. Se ela falar “TRÊS”, estará eliminada e a contagem recomeça a partir do “UM”
- Depois da palavra ZAP (que substitui o “TRÊS”), a próxima criança deve dizer “QUATRO”, a criança seguinte “CINCO”; a seguinte deve falar ZAP pois 6 é múltiplo de 3, depois “SETE”; “OITO”; depois ZAP (ao invés de “NOVE”), depois “DEZ”; depois “ONZE”; depois “ZAP” (ao invés de “DOZE”);depois “ZAP” de novo (ao invés de “TREZE” pois 13 termina com 3 que é o “ZAP”) e assim sucessivamente.
- Ora é muito fácil que uma criança cometa um erro pois pode falar em voz alta um n.º múltiplo de 3 (ou terminado em 3) indevidamente. Pode também falar ZAP para um n.º que não seja múltiplo de 3 (ou terminado em 3) ou ainda errar a seqüência (falar “ONZE” ao invés de “DEZ”), etc.
- Qualquer erro, gera a eliminação da criança e o reinicio da contagem começando pelo “UM” a partir da criança 1.
- Cada criança eliminada deve deixar a “roda” e sentar em outro lugar para não atrapalhar a nova seqüência.
- Quando sobrar apenas uma criança ela é considerada vencedora da rodada e ganha 1 ponto.
- Sucedem-se de 5 a 10 rodadas e declara-se vencedora a criança que tiver mais pontos.
Variantes: A contagem pode reiniciar-se não com a criança nº1 e sim com aquela imediatamente a seguir àquela que foi eliminada. Pode-se também usar outro nas para ZAP (os melhores depois do 3 são o 7 ou o 9).
Jogo de Bolas
Faixa etária indicada: 4/5 anos
Materiais:
- Tabuleiro com 10 buracos organizados em duas filas de 5 cada;
- 20 bolas, 10 de cada cor;
- 15 cartões com molduras de padrões.
Objetivos: Desenvolver as contagens entre 5 e 10 objetos, fazendo correspondência entre eles e utilizando operações de adição e subtração.
Desenvolvimento:
1. Apresentar à criança o material e explicar que as bolas são para arrumar nos buracos do tabuleiro como quiserem deixando-as explorar o material livremente.
2. Pedir à criança que conte as bolas.
3. Lançar situações-problema:
Com três bolas vermelhas no tabuleiro, quantas bolas azuis precisamos para encher o tabuleiro?
Com o tabuleiro completo com uma só cor, quantas bolas se devem retirar se quisermos ter apenas um x de bolas no tabuleiro?
4. Jogar com 2 crianças colocadas lado a lado: leva-las a trocarem bolas entre si verbalizando o que fazem e os resultados que obtêm; usando cada uma 5 bolas azuis e 5 bolas vermelhas, pedir a uma das crianças que crie um padrão de arrumação das bolas que posteriormente será reproduzido pela outra criança.
5. Apresentar à criança cartões com padrões. Pedir para reproduzir no tabuleiro determinado cartão.
Jogo de pés
Faixa etária indicada: Crianças de 3 aos 5 anos
Materiais: Saco com cartões de numerais ou pintas que podem ir do 1 ao 40
Sugestões para a apresentação e exploração da tarefa:
- Crianças sentadas em círculo com as pernas esticadas e afastadas.
- Uma criança retira de dentro de um saco um cartão e lhe é pedido que identifique o número que lá está. Deve então, contar o número de pés correspondentes ao número sorteado, enquanto percorre o círculo formado pelos seus colegas. A criança na qual a contagem parou troca de lugar com o parceiro que estava contando.
- O jogo continua retirando‐se outro número.
Nota – Com as crianças mais novas devem ser utilizados cartões com pintas ou desenhos e progressivamente inserir os cartões com numerais. Com as crianças mais velhas deverão ser incluídos números mais elevados ou operações matemáticas.