Historiomática

Às vezes alguns números escondem segredos interessantes, mas muitas vezes nem nos preocupamos em querer entender o que há por trás deles. Essa atividade junta algumas curiosidades que misturam números e história através de pequenos desafios para que os alunos entendam melhor os conceitos que já estudaram.

Público-alvo: Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental

Egito

Vimos que o Egito era dividido em 2, Alto Egito e Baixo Egito. O Alto Egito ia desde as montanhas da Etiópia até próximo ao delta do Nilo, mas o Baixo Egito tinha apenas a região do delta, que é onde o Rio Nilo se divide em vários braços. Vimos também que muitas vezes os dois Egitos guerreavam entre si, até que Akenathon faraó do Alto Egito, conseguiu conquistar o Baixo Egito, unificando-os em um só reino.

Esse mesmo Akenathon tento estabelecer um culto a um Deus único no Egito e criou impostos que deviam ser pagos por quem tinha terras próximas ao Rio Nilo, já que eram as únicas terras férteis de todo o Egito.

Refletindo sobre isso:

1 – O Rio Nilo tem 6.600 Km, mas o Delta do Nilo tem apenas 250km. De modo que o Baixo Egito pareça muito menor do que o Alto Egito. Mas lembre-se que o que importa é apenas a terra que beira o rio, e o delta é a divisão do rio em vários “braços” .são em média 180 braços diferentes, uns maiores e outros menores. Comparando então as duas regiões e contando apenas as margens do Rio Nilo, qual região seria mais fértil, o alto Egito ou o Baixo Egito?

2 – Vimos que os obeliscos egípcios eram feitos sempre em pedra maciça, que pesavam entre 2 e 80 toneladas, cada uma. Imaginando que uma pessoa sozinha consiga empurrar no máximo 50 quilos, quantas pessoas seriam necessárias para empurrar um obelisco de 80 toneladas?

3 – Com os egípcios conseguiam tantas pessoas assim para trabalhar em seus projetos?


4 –
Vimos que cada faraó é enterrado em uma pirâmide separada, o Egito tem 128 pirâmides catalogadas até o momento.

4a – A princípio isso significaria que existiram quantos faraós no Egito?

4b-Considerando o ano de 4000 AC como a primeira pirâmide construída e o ano de 700 AC como a última pirâmide, isso faria que cada faraó teria governado quantos anos? Isso é possível?

5 – Como as pessoas tinham que pagar para o Faraó pela quantidade de terra junto ao Rio Nilo, então precisaram inventar novas formas de criar seus terrenos para evitar que houvesse uma parte muito grande junto ao Rio Nilo. Imagine que abaixo encontra-se o Rio Nilo. Usando uma forma geométrica simples, ou seja, apenas com retas, qual seria a melhor forma de ter um terreno grande pagando pouco imposto?

Curiosidade:

Como eles inventavam formas para medir melhor a terra e pagar menos imposto, criaram uma ciência que chamava-se “Medição da Terra”. Mas nós a conhecemos pelos seu termos gregos, onde Geo = Terra e Metria = Medição … assim sendo, GEOMETRIA.


Prof. Leandro Villela de Azevedo – Mestre e Doutor em História Social, com Graduação em História (USP). Disponibilidade para atuar no Ensino Superior. Vivência como Professor de Ensino Fundamental e Médio. Destacada prática com projetos educacionais. Autor de livros e artigos.

Contato:professorleandrovillela@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *