Festa Junina Sustentável

A quantidade de lixo produzido em festas é imensa. Que tal aproveitar as festas juninas para ensinar conceitos de sustentabilidade aos alunos? Afinal, um bom exemplo vale mais que mil palavras.

Confira as dicas para realizar a festa ecologicamente correta:


Decoração:

Forre as mesas e o varal com panos, nada de toalhas plásticas ou de papel. Utilize estampa xadrez ou floradas. Caso não tenha, pegue retalhos de tecidos e faça você mesmo.

– Bandeirinhas ao invés de utilizar os papéis de seda prefira usar revistas velhas. Fica colorido e bonito. Outra opção é prender retalhos de tecidos estampados nos varais ou barbante, use pregadores de roupa.

– Revistas, papéis e jornais podem ser reutilizados para produzir além das bandeirinhas, outros objetos decorativos, como: balões, flores, correntes e sanfonados.

– BarracasProcure madeiras reaproveitadas ou de sobras de outra construção. Na iluminação da barraca e do ambiente da festa procure dar preferência às luzes de baixo consumo, como as lâmpadas de LED.

– Espalhe cartazes informando sobre a questão da sustentabilidade.

– Os alunos podem confeccionar balões de sucata usando copinhos de iogurte e restos de papel crepom ou celofane. Com colas coloridas os balões ficam ainda mais bonitos e enfeitados…

Vassouras podem dar um toque especial na decoração da festa…

Usando sucata e o material disponível na escola crie espantalhos com vassouras

Nas brincadeiras:

– Utilize sucatas como: garrafas pet ou latinhas de alumínio para produzir as brincadeiras, um bom exemplo é o boliche de garrafas plásticas. As sucatas também podem servir de fonte para artesanato e se transformarem em prendas.

– Nada de soltar balões! Apesar de tradicionais, os balões são um grande problema ambiental. Além de causarem incêndios em florestas, são uma ameaça às residências. Confeccione balões de sucata somente decorativos.

– Brinquedos usados que podem doados pelos próprios participantes da festa é uma boa opção para as prendas.

Vestimentas:

Oriente as famílias para que não comprem roupas novas para as crianças utilizarem na festa. Explique a proposta e peça que customizem. Com criatividade, roupas antigas do armário poder ser reaproveitadas. É possível personalizar as roupas usadas normalmente com retalhos de tecido.

Por fim, não esqueça de espalhar cestos de lixo para cada tipo de resíduo, como papel, plástico, vidro, metal, restos orgânicos e os não recicláveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *