Ensino Híbrido – o futuro é agora!

O modelo de ensino híbrido, o qual mescla aulas presenciais e a distância, visto como uma tendência para o futuro, em meio a pandemia ficou em evidência, ganhou força e tornou-se a melhor alternativa para o retorno às aulas presenciais.

A expectativa é que as escolas consigam adotar o ensino híbrido no momento de transição e deem continuidade pós pandemia, aproveitando a estrutura das aulas remotas autorizadas pelo governo federal durante o período de quarentena.

O ensino híbrido também conhecido pelo termo em inglês blended learning é uma das metodologias ativas da aprendizagem, onde se encara o conhecimento como algo disponível em todos os lugares e não concentrado apenas entre os muros da escola. Além disso, valoriza o protagonismo do aluno que já navega na internet com propriedade e precisa ser desafiado a aprender a aprender, a ter sede pelo saber, a ser protagonista do seu processo de aprendizagem.

O ensino híbrido acontece online e offline, acontece dentro e fora da escola, valoriza a diversidade e as diferentes habilidades.

Como toda metodologia ativa não oferece as respostas prontas, mas incita a curiosidade e a descoberta.

O desafio é misturar o mundo físico e digital, proporcionando redes de colaboração e trocas, oportunizando para que os alunos criem, apresentem suas descobertas e opiniões, assim como possam respeitosamente assistir as criações dos colegas, opinando e aprendendo com elas.

Não adianta replicar virtualmente o modelo de aula tradicional presencial, tal estrutura está fadada ao fracasso.

O que atrai no mundo virtual? São as inúmeras possibilidades de interação e escolha que ele oferece. Eu clico nos diferentes links, assisto a vídeos, vejo imagens, curto ou deixo ali meu sentimento através de emojis, leio histórias de vida, jogo, ouço música, aprendo e me divirto se estiver predisposto a tal.

O que as crianças e os jovens necessitam é da orientação segura do adulto. O professor que será o mentor para que cada aluno encontre um caminho digital para desenvolver as suas múltiplas Inteligências. É isso mesmo! São variados e diferentes caminhos. Não é uma fórmula que todos repetirão igualmente. São várias inteligências, vários caminhos, como somos nós: seres diversos, únicos, peculiares.

O ensino híbrido requer, tanto quanto qualquer forma de ensino, um planejamento efetivo. O ato de planejar com criatividade e sensibilidade transformará o processo ensino-aprendizagem na chave do sucesso desejado.

O futuro é agora! Aproveitemos o avanço para colocarmos as metodologias ativas em prática.

 


Profª Paty Fonte – Consultora e conferencista educacional. Especialista em Educação Infantil e Pedagogia de Projetos. Escritora – autora dos livros: Projetos Pedagógicos Dinâmicos; Pedagogia de projetos: ano letivo sem mesmice; Competências Socioemocionais na escola – todos publicados pela WAK Editora. Idealizadora e diretora do site Projetos Pedagógicos Dinâmicos: www.ppd.net.br

Para contratar a Profª Paty Fonte para uma palestra virtual ou consultoria pedagógica: Whatsapp – (21) 98652.70 21

E-mail: patyfonte@ppd.net.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *