Dicas de Pintura

Pinturas são atributos da criação artística, onde o movimento, o equilíbrio, o ritmo, a harmonia, o contraste, a continuidade, a proximidade e a semelhança organizam-se bi ou tridimensionalmente pontos, linhas e formas expressando, comunicando e atribuindo sentido às sensações, aos sentimentos, aos pensamentos e à realidade.

As artes visuais também comunicam e expressam volume, espaço, cor e luz na pintura, no desenho, na escultura, na gravura, na arquitetura, nos brinquedos, nas dobraduras, nos bordados, nos entalhes.

Onde estão as Artes Visuais? Em toda a vida infantil cotidiana, ao rabiscar o papel ou desenhar na areia e nas paredes, utilizar materiais da natureza ou de refugo, pintar seu corpo ou objetos, em tudo que sirva para expressar experiências sensíveis.

Sendo uma forma de linguagem, a Arte Visual justifica sua forte presença na educação infantil como forma importante de expressão e comunicação humanas. Como uma sala ambiente é um “laboratório” para a criança, é o local para exploração, reflexão, ação e elaboração dos verdadeiros sentidos de suas experiências.

Pintura com plástico-bolha

Materiais necessários:

  • rolos de macarrão
  • plástico-bolha
  • tintas coloridas variadas.
  • pinceis
  • fita adesiva

Envolva o plástico-bolha no rolo fixando-o bem com fita adesiva. Utilize os pinceis para cobrir de tinta, variando as cores e proponha a atividade de uma pintura diferente.

Impressão com esponjas

Tom sobre tom, dando leves batidinhas, com guache, para obter diferentes texturas.


Tradução e adaptação da matéria publicada no site: http://www.teachpreschool.org/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *