Dicas de Jogos para Alfabetizar

“No processo de maturação da criança, o brinquedo, a motricidade, a afetividade e a inteligência estão intimamente ligados. As atividades motoras associadas ao ato de brincar (ludicidade), possibilitam a criança desenvolver suas funções afetivas e intelectuais, destacando se como indivíduos: estabelecem o convívio social, tomam iniciativas próprias e estimulam a criatividade. O brinquedo traduz o real para o mundo infantil. Ao manipular um brinquedo, a criança é tocada pela sua proposta, reconhece coisa, realiza descobertas, experiências, analisa, compara e cria.” (ALÉCIO, 2007 p. 23).

 


Autoria:

Márcia de Oliveira Soares – Professora, atualmente, coordenadora pedagógica Escola Infantil Toca dos Tocos, apaixonada pela educação e por crianças.
BLOG ESPAÇO DA CRIANÇA: http://cantinhoencantadodaeducacaoinfantil.blogspot.com/

Karina Thetinski Rodrigues – Pedagoga e Psicopedagoga Clínica e Institucional
Contatos através dos E-mails:
kthetinski@ibest.com.br
kthetinski@yahoo.com.br

OUTRAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS:

Resumos publicados em Anais de Congresso ou Revistas

Autores: Karina Thetinski Rodrigues
Título: Falando do Encontro: Reflexões e Vivências
Nome do evento científico ou da revista: I Encontro Internacional de Supervisores Educacionais e Docentes
Volume – 1
Página inicial, página final, ano: 81-81/2002

Autores: Karina Thetinski Rodrigues
Título: E.M.E.I Cypriano José Centeno é referencia em gestão escolar
Nome do evento científico ou da revista: Revista Pedagógica SME de Camaquã
Número – 1
Página inicial, página final, ano: 05-05/2006

Livros, capítulos de livros:
ZIEGER, Lílian (org). Supervisão em Ação. Porto Alegre: Isis, 2003

 Referência: ROSA, Adriana (Org.) ALÉCIO, Janete Sandra, A construção do conhecimento infantil. Lúdico e Alfabetização. Curitiba: Juruá, 2007,23-26

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *