Conselho de Pais: Iniciativa que promove a união entre família e escola

Sabemos que a parceria entre família e escola é peça fundamental para o sucesso escolar de crianças e adolescentes. A educação perpassa tanto o ambiente escolar como o familiar.

Ao visarmos a educação do indivíduo em seu sentido pleno: individual, social, espiritual, cognitivo e físico – percebemos que é necessária a colaboração de todos que com ele convivem nos anos de formação.

Mas o que fazer quando a família não se envolve no processo de aprendizagem do(a) aluno(a)? Como encarar o desafio de promover essa corresponsabilidade?

Dentre as alternativas possíveis está a construção do Conselho de Pais.

Objetivo: Aproximar as famílias da escola visando a educação integral dos alunos.

Proposta: O diálogo com os familiares não se restringe ao cotidiano escolar, são refletidas e discutidas ações benéficas aos educandos em seu crescimento e desenvolvimento como um todo.

O que discutir? É importante ressaltar que os temas variam conforme a instituição e o contexto de sua comunidade. É preciso escolher os temas com cautela para que as discussões sejam úteis e positivas.

Temas sugeridos para turmas do Ensino Fundamental 1:
  • Como a família pode auxiliar no processo de alfabetização e letramento.
  • A importância do exemplo na formação do cidadão.
  • Estabelecendo disciplina, impondo limites.
  • Autonomia/Responsabilidade: quando ajudar, quando cobrar.
  • Gerenciamento do tempo: profissão, família e educação das crianças.
Temas sugeridos para turmas do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio:
  • Gerenciamento da aprendizagem – o(a) aluno(a) sabe estudar? Quais procedimentos são mais adequados? Qual é o papel da escola e o da família?
  • Desenvolvimento da autonomia – como motivar o(a) aluno(a) a pesquisar e buscar informações.
  • Relações interpessoais – resolvendo conflitos.
  • Liberdade e segurança – Até que ponto combinam?
  • ENEM – escolhendo o curso superior adequado para sua formação.
Como fazer?

Escolha um tema para discussão, marque dia e horário. Organize o local de forma acolhedora. Será o início de um conselho de pais onde cada pessoa envolvida terá suas responsabilidades.

O papel de cada um:

O(a) professor(a) deve:

  • Indicar e estimular as famílias a participarem dos encontros,
  • Participar ativamente das reuniões do conselho, afinal é quem está mais próximo dos alunos.

O(a) coordenador(a) deve:

  • Motivar professores e famílias para que o conselho seja cada vez mais ativo e não acabe ou caia na rotina.
  • Selecionar junto a direção os temas a serem desenvolvidos, assim como apresentar recursos que venham a enriquecer o encontro: vídeos, textos reflexivos, etc.

A direção deve:

  • Dirigir os encontros avaliando pontos positivos e negativos a serem reformulados.
  • Ser mentora de todo processo, dando suporte moral e físico aos integrantes para que o mesmo se realize com sucesso.
Resultados:

Avalie os temas e possíveis dificuldades para que aconteçam as reuniões. Seja flexível e faça adaptações quando necessário.

Liste as principais dúvidas e dificuldades apresentadas pelas famílias oferecendo suporte através de referências seguras: livros, artigos científicos, vídeos educativos e até a participação de profissionais de fora da escola. Muitas vezes é preciso ouvir opiniões diferentes, contar com um outro olhar, vislumbrar possibilidades através de outra perspectiva.


Profª Paty Fonte ministra palestra para pais e professores, assim como realiza assessoria pedagógica nas escolas.
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Paty Fonte (Patricia Lopes da Fonte)

Educadora especialista em pedagogia de projetos, escritora, autora dos livros “Projetos Pedagógicos Dinâmicos: a paixão de educar e o desafio de inovar” e “Pedagogia de Projetos – Ano letivo sem mesmice”, ambos publicados pela editora WAK; autora e tutora de cursos presenciais e on-line de educação continuada a docentes, coach, palestrante.

Idealizadora e diretora dos sites: www.projetospedagogicosdinamicos.com e www.cursosppd.com.br

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