Congresso Brincar
Paty Fonte e Priscila Hemery – diretoras do portal PPD – também integram a equipe do Instituto Conhecer, idealizador do Congresso Brincar.
A última edição do congresso foi realizada nos dias 12 e 13 de agosto no Clube Comary em Teresópolis, cidade da região serrana do Rio de Janeiro.
O evento contou com a participação de 1.400 profissionais da Educação, dispostos a buscar possibilidades para transformar e proporcionar mudanças positivas.
É indiscutível a importância da formação continuada do professor. Neste sentido, o congresso ocorre como uma grande celebração, mas que também instiga à reflexão, inquieta e aponta caminhos possíveis.
Palestrantes renomados emprestam suas vozes e movimentos, abrindo um grande leque de possibilidades de atuação.
O evento permeado de entusiasmo e emoção, certamente provoca um novo olhar, uma outra perspectiva que, consequentemente, se apresentará através de aulas mais didáticas e dinâmicas.
Para Vygotsky (1988), o brincar requer envolvimento emocional, contato social, ações físicas e cognitivas. Isso significa movimento que, para muitos professores, ainda é interpretado como “bagunça”. Por esta razão, adotam atitudes como obrigar crianças a cantar sentadas na cadeira, a brincar em um espaço restrito e em silêncio.
Somente brincando e refletindo sobre o brincar que se adquire consciência de sua importância. Segundo Kishimoto (2001, p. 244):
“Se o cotidiano das escolas infantis carece de brinquedos e materiais pedagógicos, cabe questionar não só as concepções de criança e de educação infantil, mas se os cursos de formação continuada têm incluído em seus currículos a temática do brincar como parte da formação profissional.”
Confira e equipe de palestrantes e suas respectivas temáticas no Congresso Brincar em Teresópolis:
CÉSAR NUNES – Educação, Brinquedos, Brincadeiras, Saberes e Escola: uma nova pedagogia centrada nas crianças como sujeitos de culturas e aprendizagens.
CLEYTON PASSOS – Vivenciando o teatro de bonecos dentro da sala de aula.
PROFESSOR SASSÁ – Crie, invente faça uma aula diferente (construção de atividades lúdicas com materiais descartáveis).
EDUARDO SHINYASHIKI – A Arte do Conviver e Aprender.
MARCELO SERRALVA – Ludimúsica – vivências musicais: músicas e brincadeiras como ferramenta pedagógica para sala de aula.
SANDRA BOZZA – A diferença entre letramento e alfabetização.
ISRAEL BONIEK – Desenvolvimento Cognitivo e Subjetividade, relações de aprendizagem.
ANA PRAVATO – Autismo, Altas Habilidades ou Superdotação: Mitos e Verdades.
MAX HETINGER – Nova escola, novo aluno, novo professor e muitos desafios!
BIA BEDRAN – Cantar, Criar, Brincar: Propostas Musicais na Educação Infantil e Ensino Fundamental.
VOCÊ TAMBÉM PODE SE CONECTAR AO MUNDO DE CONHECIMENTOS COM OS MELHORES PALESTRANTES!
LEVE O CONGRESSO BRINCAR PARA O SEU MUNICÍPIO!
Contatos e orçamentos:
27 99926-0169
www.institutoconhecer.org.br
Para condições especiais ao entrar em contato informe que se interessou através da matéria no site PPD – Projetos Pedagógicos Dinâmicos