A prática do dedobol no aprendizado da Matemática
“Bons alunos aprendem a matemática numérica, alunos fascinantes vão além, aprendem a matemática da emoção, que não tem conta exata e que rompe a regra da lógica. Nessa matemática, você só aprende a multiplicar quando aprende a dividir, só consegue ganhar quando aprende a perder, só consegue receber, quando aprende a se doar.” (Augusto Cury)
Justificativa
Para se ensinar matemática não existe um único ou o melhor caminho a ser seguido pelo professor. O importante é conhecer diversos recursos de sala de aula para acompanhar as condições de cada turma e escola. Dentre alguns recursos, podemos destacar os jogos, os materiais didáticos que possibilitam o maior e melhor aprendizado do aluno.
Sabemos que a Matemática tem sido vista pelos alunos como uma matéria não muito atraente, onde os alunos demonstram sua rejeição ao primeiro contato. Entretanto, alguns professores estão buscando recursos e novas metodologias para que os alunos possam tirar da mente que a matemática é uma vilã.
O ambiente educacional deve favorecer a partilha de conhecimentos e a aprendizagem do grupo, num processo dinâmico de promoção da autonomia, influindo no seu desenvolvimento e possibilitando-lhe formar seus próprios conceitos e opiniões. Uma boa alternativa é trabalhar com projetos, através deles os alunos sentem-se mais valorizados e, além disso, promove a partilha de conhecimentos entre os integrantes da equipe.
O projeto “A prática do dedobol no aprendizado da matemática”, constitui um procedimento dinâmico que incentiva e desafia os alunos a enconctrarem as melhores estratégias, através dos jogos os alunos, promovem o espírito de companheirismo, além do respeito ao companheiro, trabalhando a ética e a cidadania.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, os projetos são considerados uma das formas de desencadear os trabalhos didáticos, podendo integrar diferentes modos de organização curricular. Nossa proposta de trabalho é de desenvolver um processo pedagógico interdisciplinar, estabelecendo relações entre a Matemática, Educação Física e a Geografia.
O Jogo
Dedobol é um brinquedo antigo jogado por duas pessoas e a “bola” é uma moedinha. Cada jogador dá um toque na moeda com o dedo, um de cada vez. Ganha quem conseguir fazer mais gols. Excelente no desenvolvimento da coordenação motora, raciocínio e paciência.
Objetivos
- Resolver problemas ;
- Avaliar criticamente dados e situações ;
- Atuar sobre o entorno social ;
- Avaliar criticamente diferentes meios de comunicação e as informações por eles veiculadas
- Usar adequadamente a informação acumulada ;
- Atuar em grupo .
Culminância
O encerramento do projeto teve seu ponto alto na quadra na escola onde os alunos participaram de um campeonato de dedobol, o que foi muito bom, pois foram colocadas em prática todas as regras estabelecidas no jogo, além disso, ao obedecer às regras os alunos trabalharam a solidariedade: cada integrante que perdia e saía do jogo ficava torcendo pelo amigo.
Avaliação
A avaliação foi feita de forma qualitativa, onde o professor avaliou os alunos de acordo com o interesse às atividades propostas, participação, interação e socialização com os seus colegas e professores.
Referências Bibliográficas
- ALMEIDA, Paulo N. Educação Lúdica: Técnicas e jogos pedagógicos. 9. Ed, São Paulo: Loyola, 1998.
- BORDEAUX, Ana.(Org). Matemática na vida e na escola. São Paulo, 2ª edição,2005.
- http://revistaescola.abril.com.br/ ( Acesso em 03/04/2014)
- PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997.
Projeto realizado no Colégio Futuro – Cabo Frio – RJ
Relatora do Projeto: Eliane Damaceno da Silva Faria (Professora de Matemática e Especialista em Educação Matemática)
Colaboradores: Cintia (Professora de Língua Portuguesa), Miram Moura (Diretora da U.E), Rodrigo Moura (Coodernador de eventos da U.E)