A Lenda do Girassol – Sequência de atividades

Dizem que existia no céu uma estrelinha tão apaixonada pelo Sol que era a primeira a aparecer de tardinha, antes que ele se escondesse. E toda vez que o Sol se punha ela chorava lágrimas de chuva.

A Lua falava com a estrelinha que assim não podia ser. Que a estrela nasceu para brilhar à noite e que não tinha sentido esse amor. Mas a estrelinha amava cada raio de sol como se fosse a única luz de sua vida. Esquecia até sua própria luzinha.

Um dia ela foi falar com o Rei dos Ventos para pedir a sua ajuda, pois queria ficar olhando o Sol, sentindo o seu calor eternamente. O Rei dos Ventos disse que seu sonho era impossível, a não ser que ela abandonasse o céu e fosse morar na Terra, deixando de ser estrela.

A estrelinha não pensou duas vezes: virou uma estrela cadente e caiu na Terra em forma de semente. O Rei dos Ventos plantou esta sementinha com muito carinho e regou com as mais lindas chuvas. A sementinha virou planta. As suas pétalas foram se abrindo, girando devagarinho, seguindo o giro do Sol no Céu.

É por isso que os girassóis até hoje explodem seu amor em lindas pétalas amarelas.


Sequência de Atividades

A partir da lenda do Girassol desenvolver atividades inter e transdisciplinares articulando especialmente Meio Ambiente e Arte

1 – Contar a Lenda do Girassol e distribuir uma cópia da mesma para cada um. Em seguida, propor aos alunos que interpretem-na através de desenhos e pinturas.

2- Trabalhar com Sementes de Girassol reproduzindo vasinhos, reaproveitando garrafas PET (enfatizando a reciclagem).

3 – Abordar os assuntos: Sementes e a Germinação – através do Levantamento de hipóteses:

  • O que é germinação?
  • O que é uma semente?
  • O que a planta necessita para sobreviver?

4 – Experimentação – Organizar a turma em grupos.

Material Necessário:

  • Vasinhos
  • Terra Vegetal
  • Sementes de Girassol

É importante no final da experiência o registros das observações e conclusões.

5- Ouvir, cantar e interpretar músicas sobre o tema em pauta. Sugerimos: Jane Duboc & Grupo Cidade Negra e a Campanha pela Paz.

6- Outras atividades interessantes:

  • Leitura, reflexão e debate de matérias jornalísticas, abrindo espaço para relatos das crianças sobre querras e violência;
  • Pesquisa e apreciação de outras músicas que retratem temas debatidos;
  • Lançar Campanhas Ambientais e pela Paz: Propor aos alunos que produzam textos, cartazes, vídeos e afins que registrem as vivências.
  • Apresentação do Site de Van Gogh e livros sobre sua vida.
  • Apreciação releitura dos Quadros: Os Girassóis e Autorretrato.

“…A verdade prova que o tempo é o Senhor
dos dois destinos, dos dois destinos
já que para ser homem tem que ter
a grandeza de um menino, de um menino
no coração de quem faz a guerra
nascerá uma flor amarela
Como um girassol
Como um girassol
Como um girassol amarelo, amarelo…”
(Cidade Negra)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *