9 maiores desafios na Educação Infantil

 

1- Implantação imediata de planejamento por contexto investigativo.

2- Avaliação semestral por portfólio individual, com participação da família.

3- Trabalho estruturado de aquisição e desenvolvimento das linguagens, todas as linguagens.

4- Desenvolvimento de programa definido sobre competências socioemocionais, desde o berçário.

5- Construção das habilidades motoras e psicomotoras desde o berçário.

6- Planejamento integrado com o 1º ano do Ensino Fundamental para alunos e professores do infantil de 5 anos.

7- Oficialização do uso de brinquedos não estruturados como parte obrigatória da rotina da criança.

8- Exclusão gradual das atividades prontas, sejam de livros, apostilas ou avulsas (xerox) do cotidiano da criança.

9- Cultivar a positividade e a misericórdia como linhas que costuram um mundo melhor, mais manso e acolhedor.

 

Prof. Dr. Geraldo Peçanha de Almeida é Psicanalista, Pedagogo, Mestre em Teoria Literária  e Doutor em Crítica literária. Escritor, autor de mais de 70 livros, entre infantis, livros para educadores, livros para pais e livros de autoconhecimento.

Tem trabalhos internacionais com professores e crianças na Alemanha, Itália, Áustria, Bolívia e no Japão. Fundou o Projeto Pólen, em Curitiba no Paraná, do qual é diretor. Em 2020 passou a integrar a Academia Internacional de Literatura Brasileira, com sede em New York, onde tem Paulo Freire como patrono. www.geraldoalmeida.com.br

Compre qualquer livro de Geraldo Peçanha de Almeida com 30% de desconto utilizando o código:  brincar23 no site: www.wakeditora.com.br 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *