5 Brincadeiras criativas para entreter as crianças em casa
Que tal aproveitar o tempo com seus filhos usando a criatividade? Adultos podem aflorar sua criança interior, reaprender a brincar e usufruir dos grandes benefícios de voltar a infância. Brincando a criança desenvolve importantes capacidades, torna-se criativa e atenciosa, imita, memoriza, imagina e amadurece.
1- Jogo de cartas inventado
Um baralho pode oferecer horas e horas de entretenimento e diversão para você e seus filhos – mesmo se você não quiser ensinar-lhes a jogar buraco ou pôquer.
Mostre às crianças as figuras maravilhosas que as cartas apresentam, com pessoas e símbolos. Em seguida, sugira que eles mesmos inventem um jogo usando o baralho. Por exemplo:
- Agrupando todas as cartas da mesma cor;
- Separando as cartas que têm figuras das cartas que têm números;
- Comparando as cartas e tentando descobrir qual delas é maior do que as outras;
- Colocando em ordem crescente;
- Colocando em ordem decrescente;
- Somando as cartas;
- Etc.
O mais divertido, porém, será inventar um jogo para jogar com você no qual as regras mudam a cada rodada – e ficam mais complicadas também! Isso vai servir, no mínimo, para deixar todo mundo “ligado”!
2- Dominó de tampas
Nesse jogo a manipulação das peças faz com que as crianças percebam as diferentes formas e cores, promovendo, durante a brincadeira, a associação das peças similares e a verbalização dos conceitos apresentados. Assim, é possível trabalhar com o sistema funcional de linguagem abordando conceitos de: tamanho, cor, espaço e coordenação motora.
Material necessário: Tampas de garrafas pet e outros recipientes em tamanhos e cores diferentes.
3- Faça do seu jeito
Qual jogo pode ser considerado o máximo para as crianças? Aquele que elas mesmas criarem, é claro!
Material necessário:
- Pedaços de cartolina cortados do mesmo tamanho;
- Pedaço grande de papelão;
- Lápis de cor;
- Canetas hidrocor;
- Botões grandes ou tampinhas;
- Dado;
- Cronômetro.
Providencie os materiais e desafie as crianças: diga que elas têm a tarefa de inventar um jogo só delas, com uma composição própria.
Se precisar de ajuda, desenhe um caminho tortuoso como uma cobra, cheio de quadrados coloridos e dê-lhes instruções especiais para usar os quadrados… ou corte pedaços de papelão e lhe explique como brincar de pescar.
De qualquer maneira, seja paciente: de alguma forma, em algum momento, um jogo há de emergir.
4- Pistas misteriosas
Você pode fazer esta atividade em qualquer lugar ou momento. Qualquer coisa que você estiver fazendo e lhe permita conversar é compatível com ela. Esta brincadeira pode ser a salvação nos momentos em que precisa entreter uma criança.
Escolha um tema – por exemplo – animais e diga: “Estou pensando em um animal que fica em pé, em suas quatro patas, tenha um rabo pequeno e…”. Vá enumerando as características dele estimule a criança a fazer perguntas, tais como:
“Ele é grande ou pequeno?” “Gosta de água?” “Tem pelo macio ou áspero?”
Quando responder as perguntas preste atenção para preencher as lacunas de informação de modo a permitir que a criança peça mais informações e logo consiga adivinhar qual animal você escolheu, caso contrário ela ficará frustrada.
Você, pode, então, alterar os papéis e deixar que ela pense em um animal ou objeto e descreva enquanto você tenta adivinhar o que ela pensou.
O jogo precisa ser adaptado à idade, às habilidades, ao interesse e à vivência da criança.
Para crianças maiores, experimente aproveitar coisas que elas já estejam estudando na escola, tais como eventos históricos, mas, de qualquer maneira, as possibilidades são infinitas.
5- Escrevendo com biscoitos
Experimente esta receita para fazer os biscoitos ABC com as crianças:
Ingredientes:
- 4 colheres de sopa de açúcar
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1 ovo inteiro
- 1 clara
- 1 colher de café (rasa) de fermento em pó
- Maisena
- Coco ralado
- Farinha de trigo
Modo de fazer:
Bater bem a manteiga; acrescentar açúcar e continuar batendo até ficar um creme. Adicionar o ovo, a maisena e o fermento. Fazer as formas desejadas, passar clara por cima e polvilhar com coco ralado. Assar em tabuleiro untado com manteiga e polvilhado com farinha de trigo.
Ajude as crianças a fazer as letras do alfabeto com as tirinhas de massa. Àquelas que estão aprendendo a ler podem juntar as letras para que virem palavras: seu nome, um sentimento, um desejo…
Esta é uma receita para adultos, mas as crianças podem se divertir tanto fazendo os biscoitos: amassando, enrolando, medindo os ingredientes, cortando a massa com os dedos, moldando as letras e, principalmente, o melhor da festa: comendo suas artes.
Inspirações retiradas do livro 365 atividades infantis sem TV. Editora Madras.