10 ideias para trabalhar um projeto sobre alimentação

Dicas para deixar as atividades com mais sabor…

1.Construir charadas que misturem informações sobre a forma, a cor, o tamanho e o modo usual de consumo. Exemplo: É vermelha, redondinha, cabe na nossa mão. Podemos comê-la com casca ou sem. Ela é a…..(maçã)

2. Colocar em uma caixa surpresa várias frutas e legumes. Vendar os olhos da criança e através do olfato e tato, ela será desafiada a descobrir qual alimento pegou.[

3.Realizar oficinas de culinária junto com os alunos. Receitinhas fáceis, como: saladas de frutas, sucos, vitaminas, bolos, biscoitos, saladas de legumes, sopas, etc. Cozinhar e degustar!

4.Cantar músicas sobre o tema. Exemplo: “O que que tem na sopa do neném…” (De Paulo Tati – Palavra Cantada) para resgatar os alimentos que os alunos comiam quando eram bebês.

5.Conte histórias sobre o tema e construa fantoches dos personagens para brincadeiras e dramatizações.


6. Organizar uma horta na escola. Pedir aos alunos que levem mudas ou sementes. Explorar a questão dos cuidados com os alimentos desde a plantação até a hora de levá-lo à mesa para ser servido.

7. Realizar uma feira de exposições com alimentos diversos, destacando os vários tipos de alimentos, saudáveis e não saudáveis.

8. Criar cartazes, murais e um livro de receitas preferidas da turma. Utilizar para tal, técnicas artísticas diferentes: colagens, dobraduras, pinturas e modelagens.

9.Levar os alunos para uma visita a uma feira ou sacolão. Na aula-passeio trabalhar quantidade, peso, tamanho, valores, etc..

10. Fotografar todas as atividades para o portfólio. Finalizar com um amigo oculto de frutas.


 31 de março comemoramos no Brasil o dia da saúde e nutrição. Data definida pelo calendário oficial do Ministério da Saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *